TEL: (51) 3224-3242 CEL: (51) 9 8140-4514

Aberto das 9h às 18h de Segunda a Sexta
e das 9h às 12h aos Sábados.

agende
uma consulta
   

Zumbido - O som que apenas você pode ouvir

O que é isso tocando nas minhas orelhas?

Muitas pessoas experimentam o zumbido como um ruído em suas cabeças ou em suas orelhas, mas na verdade, ele pode ter inúmeras formas. Pode ser como um apito, assovio ou música, Algumas pessoas chegam a descrevê-lo como a sensação do barulho do oceano.

Ele pode ser constante ou intermitente, em um orelha ou em ambas. E você pode até ouví-lo enquanto está dormindo.

Para a maioria das pessoas, o zumbido é um som subjetivo, o que significa que só a pessoa que o tem pode ouví-lo. Ele pode ser suave ou alto. O zumbido é originado dentro da cabeça e seu início pode ser gradual ou repentino.

O que causa o zumbido?

Zumbido é um sintoma, não uma doença. Existem muitas possíveis causas, incluindo a exposição a sons intensos, bloqueio por cera e reação a medicamentos. Mas algumas pessoas podem desenvolver zumbido por nenhuma razão óbvia.

Você sabia?
10 à 15% da população adulta já tiveram zumbido por mais de 6 meses.

Zumbido e o cérebro

Então o que é que cria essa percepção do som quando não se tem nenhum presente?

As ondas sonoras viajam através do canal auditivo até a orelha média e interna. As células ciliadas ajudam a transformar as ondas sonoras em sinais elétricos, que viajam para o cérebro. O cérebro converte os sinais em informações com significado para que você possa interpretar os sons que ouve. Quando as células ciliadas são danificadas, o cérebro não recebe os sinais precisos. Como explicado na página anterior, pode haver diferentes causas do porque dos danos destas células.

Células ciliadas na orelha interna

Especialistas suspeitam que o zumbido diz respeito a tentativa do cérebro em se adaptar a perda de células ciliadas. O cérebro interpreta de maneira equivocada os sinais reduzidos vindos das orelhas, resultando numa percepção do som, ou zumbido.

A forma como pensa sobre o seu zumbido pode influenciar suas reações emocionais. O cérebro pode interpretar o som do zumbido como algo prejudicial para o seu bem-estar. Quando você responde ao zumbido como uma ameaça, você fica estressado e ansioso.

O estresse e a ansiedade que você sente pode fazer o som do zumbido parecer ainda mais pertubador. Esta é uma reação compreensível.

O que o zumbido tem a ver com a perda auditiva?

Zumbido e perda auditiva muitas vezes podem co-existir. Estima-se que 90% das pessoas que sofrem de zumbido vivenciam algum grau de perda auditiva. A perda auditiva frequentemente é causada pelo dano das células ciliadas da orelha interna.

Aparelhos auditivos são úteis para muitas pessoas com zumbido. Quanto mais você ouvir, menos você perceberá o zumbido. Com aparelhos auditivos, seu cérebro tem outros sons para ouvir, diminuindo a percepção do zumbido.

Se você tem algum sintoma do zumbido, recomenda-se uma avaliação audiológica.

Você Sabia? Zumbido tipicamente diminui quando pessoas com zumbido severo e perda auditiva usam aparelhos auditivos. Exposição a sons intensos podem piorar o zumbido e contribuir para uma perda auditiva.

Como o zumbido está afetando minha vida?

Qualquer que seja a causa, o zumbido pode frequentemente ter um impacto significativo sobre as atividades diárias. Algumas pessoas que sofrem de zumbido podem ignorá-lo a maior parte do tempo e não permitem que sejam pertubados em suas atividades diárias.

Para outros, os sintomas do zumbido podem piorar a ponto de ficarem uma noite inteira de sono sem dormir. Por sua vez, a má noite de sono afeta negativamente o dia seguinte e um ciclo vicioso pode começar. Buscar ajuda quando os sintomas aparecem é fundamental para sua saúde geral.

Apesar do seu zumbido não desaparecer completamente, pequenas mudanças em sua vida podem tornar o zumbido mais gerenciável. Nas próximas páginas, vamos apresentar algumas das possíveis opções para o tratamento do zumbido.

Você sabia? 4 a cada 10 pessoas com zumbido vivenciam isso 80% ou mais do seu tempo num dia comum.

Obtendo o controle, encontrando o alívio

Nosso objetivo é ajudá-lo a entender e ter o controle de seu zumbido em vez dele ter controle sobre você. Não existe uma cura para o zumbido, mas compreender melhor como gerenciar seu zumbido, pode ajudá-lo a se sentir melhor.

Não existe uma abordagem única que funciona para todas as pessoas. Você precisa experimentar diferentes combinações de técnicas antes de descobrir qual funciona para você.

Os benefícios do som

Você pode achar que ouvir diferentes tipos de sons pode tirar sua atenção do zumbido e promover alívio. Isso é o que o Fonoaudiólogo irá relatar a você da terapia sonora ou plano de tratamento. Isso pode incluir:

• Máquina com White noise: um dispositivo para cabeceira da cama que pode reproduzir vários tipos de sons para reduzir o zumbido.
• Música: músicas suaves ou sons de natureza podem reduzir o contraste entre o zumbido e ambientes silenciosos.
• Aparelhos Auditivos: pequenos dispositivos para as orelhas que amplificam o som. Uma grande quantidade de som reduz a percepção do zumbido.
• Dispositivos combinados: aparelhos auditivos com programas especiais para zumbido.

Você Sabia? Zumbido tipicamente diminui quando pessoas com zumbido severo e perda auditiva usam aparelhos auditivos. Exposição a sons intensos podem piorar o zumbido e contribuir para uma perda auditiva.

Soluções adicionais

Há coisas adicionais que você pode fazer para mudar a maneira de pensar e reagir ao zumbido.
• Exercícios de relaxamento e reflexão podem ajudar a reduzir a intesidade do zumbido para algumas pessoas. A prática de yoga e meditação podem ser úteis especialmente sob orientação de um profissional de saúde.
• Uma dieta saudável e exercícios podem ter um impacto possitivo em sua vida.
• Uso de protetores auriculares ao operar uma máquina, cortadores de grama e outros dispositivos de produção de ruído.
• Ouvir música em nível moderado, especialmente quando usar fones de ouvido.
• Pensamento positivo. Sentimentos negativos podem fazer com que o zumbido fique pior. Foque nas coisas que te façam feliz.
• Manter uma boa noite de sono. Por exemplo, manter uma rotina de sono regular e evitar refeições pesadas , álcool, cafeína e exercícios antes de dormir.

Aparelhos auditivos com suporte ao tratamento de zumbido:

Ria2 Pro Ti / Nera2 Pro Ti

Solução com excelente qualidade de som e opções de personalização. Possui a capacidade de gerar vários tipos de som, incluindo o novo gerador de sons da natureza, como sons do oceano.


Rua dos Andradas, 1755 sala 51 - CEP: 90.020-013 - Centro Porto Alegre – RS